A sociedade atual demanda uma ciência integrada às novas demandas do mercado: uso das novas tecnologias, novos parâmetros ambientais e novas possibilidades de inserção social, considerando, principalmente, a demanda por ações de responsabilidade social. Nesse sentido, objetiva-se que os diversos cursos oferecidos pela instituição (cursos de formação inicial e continuada, técnicos e superiores) possibilitem uma formação mais ampla, oferecendo aos estudantes o desenvolvimento da criticidade, da responsabilidade social e ambiental, da autonomia para a busca de novos conhecimentos, juntamente com acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos específicos da área em que se formaram.
Em um contexto como o da sociedade brasileira, de baixa escolarização da população jovem e adulta, a oferta de cursos técnicos de qualidade contribui para a democratização do acesso à educação profissional e tecnológica, além de coadunar-se à necessidade de se elevar os níveis de escolaridade desses segmentos da população.
A assistência farmacêutica, tanto na área pública como privada, se estabelece e se expande, necessitando de profissionais técnicos de nível médio, para orientar e atender a demanda do mercado de trabalho. Diante disso o Centro de Formação Técnico Profissional – FAEF, como Instituição de Educação Profissional, apresenta a proposta de abertura do Curso Técnico em Farmácia.
Dessa forma, a oferta de cursos técnicos cumprirá com os objetivos sociais do Centro de Formação Técnico Profissional - FAEF, que consiste em ofertar ensino técnico de qualidade para os cidadãos brasileiros, contribuindo para a emancipação dos sujeitos por meio de formação técnico- humanística de qualidade.
Requisitos de Acesso:
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica, em seu artigo 7º, são apresentadas as formas de oferta dos cursos técnicos. Duas formas apresentadas serão adotadas pelo Centro de Formação Técnico Profissional da FAEF, sendo elas: concomitante com o ensino médio, cursado em outra instituição, devendo o aluno estar cursando o último ano do ensino médio, ou subsequente, devendo o aluno ter concluído o ensino médio.
Considerando o artigo 75º do Regimento Escolar do Centro de Formação Técnico Profissional FAEF, o ingresso no curso técnico será feito através da realização de uma prova classificatória, composta por questões de múltipla escolha e discursivas, com data e quantidade de vagas a serem definidas no edital específico.
Havendo aprovação no processo seletivo, o aluno deverá se matricular, devendo apresentar na secretaria da escola técnica os seguintes documentos:
I- Certidão de Nascimento ou casamento (original e fotocópia)
II- Cédulas de identidade (original e fotocópia)
III- CPF (original e fotocópia)
IV- Título de eleitor
V- Comprovante de reservista do exército - cópia e original (para homens)
VI- Comprovante de matrícula no Ensino Médio ou Histórico Escolar de Conclusão destes
VII- Uma foto 3 x 4 recente
VIII- Comprovante de residência atualizado
VIII- Para Menores de 18 anos: documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam os pais do aluno.
Os alunos que realizarem o estudo concomitante deverão apresentar no ato da matrícula um atestado de matrícula do ensino médio e ao término do curso deverá apresentar o histórico e certificado de conclusão do ensino médio. Os alunos que realizarem o estudo subsequente deverá no ato da matrícula apresentar o histórico e certificado de conclusão do ensino médio.