PÓS-GRADUAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADAPARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços legais, teóricos e políticos relacionados aos processos de inclusão escolar das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Dentre esses avanços, podemos citar a Constituição Federal de 1988, como primeiro documento relevante para a Educação Inclusiva, assinalando nos artigos 206 e 208, em seu inciso I “[...] igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.
Em consonância com a Constituição Federal de 1988, podemos citar outras leis e decretos que referendam a implantação das práticas inclusivas e efetivação dos direitos educacionais das pessoas com deficiências, tais como a Declaração Mundial de Educação para Todos, de 1990; Estatuto da Criança e do adolescente, de 1990; Declaração de Salamanca, de 1994; Lei n. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996; Resolução nº 2 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; Lei nº 10.172, de 2001 – Aprova o Plano Nacional de Educação; Decreto nº 6.094/07; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Resolução nº 4 CNE/CEB; Deliberação do Conselho Estadual de Educação nº 112, de 2012; Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014 e a Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146, de 2015.
Entretanto, apesar dos avanços acima citados, no que se refere efetivação da inclusão escolar e ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais ainda temos algumas dificuldades relacionadas a oferta de formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação escolar. Desse modo, a Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF, propõem a instalação do curso de Especialização Lato Sensu em “Formação de Professores em Educação Especial: Deficiência Intelectual”, como forma de contribuir para a formação desses profissionais e para a concretização das práticas educacionais inclusivas, favorecendo o acesso, a permanência e o sucesso na escola de pessoas com necessidades educacionais especiais.
A Faculdade FAEF, sabendo da importância da continuidade dos estudos para os profissionais graduados, possui o Centro de Pós-graduação, que segue as exigências da Resolução nº 1 de 08/06/2007 do CNE/ME (Parecer CES 236/2006 - Publicado no DOU em 21/05/2007), que oferece cursos lato sensu, ao nível de especialização para graduados formados na FAEF e em outras instituições de ensino superior. Vinculado ao curso de Pedagogia e oferecido pelo Centro de Pós-graduação, o curso de Especialização em ‘EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADAPARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL’, visa capacitar professores para atuarem neste importante e crescente segmento.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
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UNIDADE I - (TRONCO COMUM) |
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MÓDULO |
CRONOGRAMA |
C/H |
01 |
Fundamentos da educação especial inclusiva |
32 |
02 |
Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais e Transtornos Funcionais |
32 |
03 |
Metodologia Científica e Pesquisa em Educação Especial |
36 |
04 |
Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncional |
32 |
05 |
Processos Educativos das Pessoas com Deficiência Intelectual |
32 |
06 |
Processos Educativos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista. |
32 |
07 |
Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos |
32 |
08 |
Processos educativos das pessoas altas habilidades e superdotação |
32 |
09 |
Didática do Ensino Superior |
36 |
UNIDADE II – (PARTE DIVERSIFICADA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL) |
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10 |
Processos Educativos da Pessoa com Cegueira, Baixa Visão e Surdo cegueira |
36 |
11 |
Processos Educativos das Pessoas com Surdez |
36 |
12 |
Práticas de ensino para deficiência intelectual: alfabetização, leitura e escrita |
36 |
13 |
Práticas de ensino para deficiência intelectual: educação matemática |
36 |
14 |
Práticas de ensino para deficiência intelectual: ciências da natureza |
36 |
15 |
Práticas de ensino para deficiência intelectual: educação física, arte e ludicidade |
36 |
16 |
Ensino, aprendizagem e avaliação do deficiente intelectual |
36 |
17 |
Planejamento Educacional Individualizado |
36 |
18 |
A relação família, escola e deficiência intelectual |
36 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas). |
100 |
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Estágio em Educação Especial |
100 |
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Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
05 |
Carga Horária Total |
825 |
Mestres e Doutores com formação na área e atuantes no mercado de trabalho desse segmento.
O curso atende as exigências legais do Ministério da Educação – RESOLUÇÃO N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007 – e é autorizado pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO através do Processo 2020/00138 e Parecer CEE Nº 75/2021, com fundamento na Deliberação CEE 112/2012, vigente à época da submissão do pedido.
(14) 99770-8001 / posgraduacao@faef.br