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Pós-Graduação em

Educação Especial

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Sobre o Curso

PÓS-GRADUAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADAPARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

  1. APRESENTAÇÃO

                Nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços legais, teóricos e políticos relacionados aos processos de inclusão escolar das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Dentre esses avanços, podemos citar a Constituição Federal de 1988, como primeiro documento relevante para a Educação Inclusiva, assinalando nos artigos 206 e 208, em seu inciso I “[...] igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.

                Em consonância com a Constituição Federal de 1988, podemos citar outras leis e decretos que referendam a implantação das práticas inclusivas e efetivação dos direitos educacionais das pessoas com deficiências, tais como a Declaração Mundial de Educação para Todos, de 1990; Estatuto da Criança e do adolescente, de 1990; Declaração de Salamanca, de 1994; Lei n. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996; Resolução nº 2 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; Lei nº 10.172, de 2001 – Aprova o Plano Nacional de Educação; Decreto nº 6.094/07; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Resolução nº 4 CNE/CEB; Deliberação do Conselho Estadual de Educação nº 112, de 2012; Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014 e a Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146, de 2015.

                Entretanto, apesar dos avanços acima citados, no que se refere efetivação da inclusão escolar e ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais ainda temos algumas dificuldades relacionadas a oferta de formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação escolar. Desse modo, a Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF, propõem a instalação do curso de Especialização Lato Sensu em “Formação de Professores em Educação Especial: Deficiência Intelectual”, como forma de contribuir para a formação desses profissionais e para a concretização das práticas educacionais inclusivas, favorecendo o acesso, a permanência e o sucesso na escola de pessoas com necessidades educacionais especiais.

                A Faculdade FAEF, sabendo da importância da continuidade dos estudos para os profissionais graduados, possui o Centro de Pós-graduação, que segue as exigências da Resolução nº 1 de 08/06/2007 do CNE/ME (Parecer CES 236/2006 - Publicado no DOU em 21/05/2007), que oferece cursos lato sensu, ao nível de especialização para graduados formados na FAEF e em outras instituições de ensino superior. Vinculado ao curso de Pedagogia e oferecido pelo Centro de Pós-graduação, o curso de Especialização em ‘EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADAPARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL’, visa capacitar professores para atuarem neste importante e crescente segmento. 

 

  1. MÓDULOS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UNIDADE I -  (TRONCO COMUM)

MÓDULO

CRONOGRAMA

C/H

01

Fundamentos da educação especial inclusiva

32

02

Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais e Transtornos Funcionais

32

03

Metodologia Científica e Pesquisa em Educação Especial

36

04

Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncional

32

05

Processos Educativos das Pessoas com Deficiência Intelectual

32

06

Processos Educativos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista.

32

07

Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos

32

08

Processos educativos das pessoas altas habilidades e superdotação

32

09

Didática do Ensino Superior

36

UNIDADE II – (PARTE DIVERSIFICADA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL)

10

Processos Educativos da Pessoa com Cegueira, Baixa Visão e Surdo cegueira

36

11

Processos Educativos das Pessoas com Surdez

36

12

Práticas de ensino para deficiência intelectual: alfabetização, leitura e escrita

36

13

Práticas de ensino para deficiência intelectual: educação matemática

36

14

Práticas de ensino para deficiência intelectual: ciências da natureza

36

15

Práticas de ensino para deficiência intelectual: educação física, arte e ludicidade

36

16

Ensino, aprendizagem e avaliação do deficiente intelectual 

36

17

Planejamento Educacional Individualizado

36

18

A relação família, escola e deficiência intelectual 

36

 

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas).

100

 

Estágio em Educação Especial

100

 

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

05

Carga Horária Total

825

 

  1. CORPO DOCENTE

               

                Mestres e Doutores com formação na área e atuantes no mercado de trabalho desse segmento.

 

  1. ASPECTOS LEGAIS

 

                O curso atende as exigências legais do Ministério da Educação – RESOLUÇÃO N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007 – e é autorizado pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO através do Processo 2020/00138 e Parecer CEE Nº 75/2021, com fundamento na Deliberação CEE 112/2012, vigente à época da submissão do pedido.

 

  1. MAIORES INFORMAÇÕES

 

(14) 99770-8001 / posgraduacao@faef.br

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

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