Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 21/06/2022

A PESQUISA NO AGRONEGÓCIO

Prof. Rogério Zanarde Barbosa

 

Em 2021 o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio representou 27,4%. Quase um terço de todos os bens e serviços produzidos no país têm origem na cadeia produtiva agrícola. Estes avanços no setor se devem, principalmente, as pesquisas e experimentos realizados em faculdades, universidades e centros de pesquisa, públicos ou privados.

Além do valor econômico gerado pelas pesquisas é importante ressaltar o valor social e ambiental. Cada vez mais pesquisadores do setor do agronegócio procuram soluções para qualidade de vida da população e o respeito ao meio ambiente. As empresas buscam investir em pesquisas desenvolvendo moléculas de defensivos que causam menos impactos ao meio ambiente. O uso de agentes biológicos no controle de pragas e doenças vem crescendo e os estudos envolvendo seu uso e aplicações no campo também.

As práticas agrícolas no passado eram feitas de forma irresponsável, provocando sérios impactos ao meio ambiente e a sociedade. No entanto, pesquisas envolvendo práticas conservacionistas, como, o plantio direto, reduz a emissão de gases de efeito estufa e aumenta a infiltração da água no solo, evitando erosões e conservando o meio ambiente.  

Com todos os investimentos em pesquisas envolvendo o desenvolvimento de novas variedades e cultivares, melhoramento genético, técnicas de cultivo, fertilidade e conservação do solo, mecanização, controle e monitoramento de pragas e doenças se resulta em aumento de produtividade e na redução de custos ao produtor. A exemplo, na cultura do café houve um aumento significativo da produtividade da cultura ao longo de cinco décadas. Segundo uma pesquisa realizada pela Embrapa a produtividade média do café no ano de 1960 era de aproximadamente 6 sacas por hectare. Atualmente a produtividade média do café arábica é superior a 32 sacas por hectare, ou seja, um aumento acima de 500%. Graças as pesquisas e experimentos, no café e em várias outras culturas agrícolas, florestais e na produção animal é possível produzir mais, respeitando o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

É importante ressaltar que a FAEF possui um Núcleo de Pesquisa (NUPES) que auxilia os alunos e professores em diversas áreas de pesquisa. A instituição se preocupa e sabe da importância da pesquisa no desenvolvimento de um país economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável.   

-------------------------------------------------------------------------

No curso de Agronomia a Pesquisa é estimulada em todas as disciplinas, porém, é estudada com mais profundidade nas disciplinas de Metodologia Científica, Bioestatística e Bioinformática, Experimentação Agrícola e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Na FAEF o estudante pode desenvolver a pesquisa na prática em nossos Laboratórios e em nossas 4 Fazendas Escola, Nova FAEF I, Nova FAEF II, Coração da Terra e Alvorada.

 

A FAEF Garça está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420.

Horário de atendimento da Faculdade FAEF:

Segunda às sextas-feiras: das 8h às 22h

Sábados: das 8h às 16h

 

Coordenação do curso de Agronomia

Prof. Dra. Isabô Melina Pascoaloto

Contato: (18) 98135-3512

e-mail: agronomia@faef.br

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000

WhatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

e-mail: vestibular@faef.br

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme