Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 19/02/2022

INTEMPERISMO: COMO SE FORMAM OS SOLOS?

Prof. Dr. André Leite Silva.

O solo como conhecemos hoje é resultado de uma série de fatores que atuaram no decorrer de milhares de anos para criar um ambiente propício ao crescimento vegetal e como habitat de vários organismos e microrganismos.

A rocha é o material de origem para formação dos solos, e dependendo das características da rocha matriz, comumente também chamada de rocha mãe, origina-se solos com diferentes composições químicas. Contudo, uma mesma rocha pode originar solos com diferentes características, pois há outros fatores envolvidos durante o processo de formação até chegar ao solo, como adição de materiais de outros locais.

No decorrer dos anos de exposição da rocha ao ambiente, há atuação de vento, chuva, diferenças de temperatura e demais fatores climáticos que juntos contribuem para o que chamamos de intemperismo, ou seja, conjunto de alterações físicas e químicas na rocha, causando desagregação e decomposição, respectivamente.

Durante o processo de intemperismo, a ação de organismos é muito importante, pois atuam transformando constituintes orgânicos e minerais, além do que seus próprios corpos atuam como fonte de material orgânico. Sendo assim, fungos e bactérias por exemplo, mesmo sendo seres microscópicos, tem extrema importância na formação dos solos.

Para que ocorra todo o processo de desagregação e decomposição de uma rocha, até realmente transformar-se em solo agricultável, decorre milhares de anos, então o tempo entra como um fator de formação do solo também, pelo fato de que sem o tempo necessário, todos os processos não serão suficientes para que a rocha seja intemperizada.

Um solo, portanto, é resultado da ação do clima e organismos atuando sobre o material de origem (rocha) no decorrer de um determinado tempo, esses são os chamados fatores de formação do solo.

O solo bem formado é constituído de horizontes bem definidos com características similares dentro de cada horizonte, tornando-se um ambiente ideal para infiltração e armazenamento de água e nutrientes, cultivo agrícola e habitat ideal para milhares de organismos vivos. Sendo assim, a conservação dos solos e o manejo adequado é de extrema importância para manutenção das características físicas, químicas e biológicas, para que o solo mantenha equilíbrio entre preservar a vida orgânica dentro dele e servir para cultivos agrícolas e florestais de forma sustentável.

 

-------------------------------------------------------------------------

No curso de Agronomia o Intemperismo é estudado nas disciplinas de Ciências do Solo e Pedologia e Conservação do Solo. Na FAEF o estudante aprende também na prática em aulas práticas em nossas 4 Fazendas Escola, Nova FAEF I, Nova FAEF II, Coração da Terra e Alvorada.

 

A FAEF Garça está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420.

Horário de atendimento da Faculdade FAEF:

Segunda às sextas-feiras: das 8h às 22h

Sábados: das 8h às 16h

 

Coordenação do curso de Agronomia

Prof. Dra. Isabô Melina Pascoaloto

Contato: (18) 98135-3512

e-mail: agronomia@faef.br

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000

WhatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

e-mail: vestibular@faef.br

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme