Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 22/02/2022

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Profª Espª Eluana Maria Lourenço de Sá

 

A atuação do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é complexa e intensa, uma vez que este profissional precisa estar capacitado para o atendimento ao paciente em quaisquer fases do ciclo vital, levando em consideração constantes instabilidades hemodinâmicas que pacientes graves apresentam ao longo da internação. Ademais, a visibilidade do profissional enfermeiro deve ser aguçada, pois cabe à ele tomadas de decisões, por vezes vitais, o que exige raciocínio hábil, pautado em conhecimentos técnicos científicos específicos. 

O aspecto humano do cuidado de enfermagem é um dos mais difíceis de ser implementado, pois a rotina diária e complexa envolve um ambiente estressante e de grande tensão, fazendo que os membros da equipe de enfermagem, na maioria das vezes, esqueçam de tocar, conversar e ouvir o ser humano que está sob seu cuidados, deixando de olhar o cliente de forma integral e equitária, no entanto, compete a este profissional lançar mão de estratégias que viabilizem a humanização em detrimento a visão mecânica e biologiscita que impera nos centros de alta tecnologia como no caso das UTIs.

Compete ao enfermeiro a avaliação assistencial, sendo que o resultado desta avaliação implica muitas vezes na tomada de decisão sobre a assistência a ser sugerida ou seguida. Portanto, se no decorrer do processo do cuidado houver falhas em uma decisão, isto ocasionará em consequências graves a saúde do paciente. Por isso, o enfermeiro da UTI, engloba um conhecimento profundo das necessidades dos pacientes no que se refere ao processo de saúde - doença e suas complicações. Entretanto, o conhecimento necessário para um enfermeiro vai desde a administração e efeito das drogas até o funcionamento e adequação de aparelhos, atividades estas que integram aos cuidados de um enfermeiro desta unidade e deve ser por ele dominado.

Os discentes de enfermagem em sua graduação, poderá correlacionar o estudo teórico com atuação do enfermeiro na prática através do estágio supervisionado, onde terão a oportunidade de vivenciar experiencias reais, favorecendo a construção do raciocínio clinico e assim utilizar de ferramentas para auxiliar na formação do perfil profissional de forma ética e critica.

 

Em suma, atuação do enfermeiro em UTI vai além do cuidado, pois este consegue avaliar o processo de trabalho de maneira sistematizada e organizada, auxiliando assim a participação de uma equipe multiprofissional para o atendimento ao cliente de forma holística.

Profª Espª Eluana Maria Lourenço de Sá

Conhecendo a história da professora Eluana....

A professora Eluana é enfermeira de uma Unidade de Terapia Adulta de alta complexidade há nove anos. Atua com excelência, competência e ética. Porém, sua história na enfermagem começou muito antes de 2012. Eluana foi Agente Comunitária da Saúde (ACS), e sempre admirou o trabalho do enfermeiro na Atenção Primária. O que mais lhe chamava a atenção, era a referência do Enfermeiro à população atendida. Esse foi então, o passo inicial para sua carreira na enfermagem. E em 2006 já trabalhava como técnica de enfermagem na UTI neonatal.

Professora Eluana não parou por ai. Sempre preocupada em cometer iatrogenias e colocar a vida de alguém em risco, pela falta de conhecimento, Eluana sentiu necessidade de fazer a sua graduação em Enfermagem. Pois, ao adquirir mais conhecimentos, sendo estes conciliados com a prática, sua atuação profissional será desenvolvida com mais segurança, tanto para a equipe que coordena quanto para os próprios pacientes. Vale lembrar que na UTI, a atuação do enfermeiro é extremamente complexa e por isso, a graduação é um forte quesito no fornecimento de base teórica e subsídios importantes para um cuidado mais seguro.

- Eu carrego comigo, uma frase que eu ouvi a tempos que diz assim: o paciente não escolheu adoecer. Eu escolhi estar aqui. Isso me fortalece, para eu continuar a dar o meu melhor no cuidado!

Professora Eluana atua na FAEF em estágios supervisionados na área de Urgência e Emergência e UTI.

 

A FAEF Garça está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420.
Horário de atendimento da Faculdade FAEF:

Coordenação do curso de Enfermagem

Contato: (14) 3407-8000 e-Mail: enfermagem@faef.br

Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO)

Contato: (14) 3407-8000 e-Mail: neaco@faef.br

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435
e-Mail: vestibular@faef.br

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme