Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 21/12/2021

A PSICOLOGIA E O RESPEITO À DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Profa. Ma. Marília Alves dos Santos

 

Você já parou para pensar que a nossa sociedade nem sempre foi organizada da forma como a conhecemos? E que, do mesmo modo, é muito provável que no futuro tenhamos outras formas de organização social? Por exemplo: sabemos que houve uma época da nossa história em que a maior parte da população vivia na zona rural; em compensação, nos dias de hoje, a maior parte da população vive na zona urbana. Assim como a nossa sociedade muda ao longo do tempo, as nossas formas de compreender e vivenciar a sexualidade humana também se modificam. Os registros sobre o estudo da sexualidade nos diferentes períodos históricos da humanidade nos mostram que houve períodos em que a sociedade era organizada de modo matriarcal, períodos em que as relações homossexuais não eram reprimidas e nem estigmatizadas pela sociedade e que ainda houve épocas em que a monogamia não era a regra a ser seguida.

 

Na disciplina de “Gênero e Sexualidade” do curso de Psicologia da FAEF, os graduandos do último ano buscam estudar a história dos debates sobre gênero e sexualidade a fim de poderem exercer uma prática psicológica sem tabus, inclusiva e com muito respeito à diversidade humana, de modo a possibilitarem que a Psicologia possa contribuir com a vivência saudável, respeitosa, responsável e prazerosa de nossa sexualidade.

 

No Brasil, é comum vermos e ouvirmos nos noticiários episódios de violência contra a população LGBT+ (sigla que engloba a diversidade de gênero e sexualidade representada pelas pessoas que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Travestis e outras). Conforme divulgado pelo site oficial das Nações Unidas no Brasil, nosso país é onde ocorrem os maiores números de homicídios contra pessoas transexuais e travestis no mundo! Assim, considerando este contexto e considerando que a sexualidade humana é um conceito amplo e constitutiva de nossa subjetividade, é fundamental para psicólogas e psicólogos estudarem o tema para trabalhar da forma mais ética, respeitosa e inclusiva com as demandas decorrentes do contexto clínico, organizacional, hospitalar, escolar e todos os demais.

Na disciplina de “Gênero e Sexualidade”, os conteúdos serão abordados de forma dinâmica por meio de metodologias ativas que compreendem discussões de casos reais e fictícios, problematizações, reflexões e debates a fim de proporcionar aos futuros psicólogos e psicólogas um conhecimento que lhes possibilite atuar em prol do desenvolvimento e da saúde humana, sempre na perspectiva de respeito à diversidade e combate a quaisquer formas de preconceito e/ou discriminação. A compreensão e os trabalhos com as demandas sobre sexualidade e gênero a partir desta proposta encontram-se respaldados e atualizados conforme as diretrizes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) e Conselho Federal de Psicologia (CFP), prezando pela ética e cientificidade da prática psicológica.

 

Se você gostou de ler esta matéria e se interessou em estudar e conhecer um pouquinho mais sobre os debates atuais relacionados à diversidade de gênero e sexualidade, você pode saber mais em:

 

 

A FAEF Garça está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420.
Horário de atendimento da Faculdade FAEF:

 

Coordenação do curso de Psicologia

Contato: (14) 3407-8000 e-Mail: psicologia@faef.br

 

Clínica Escola de Psicologia e Pesquisa Aplicada (CEPPA)

Agendamentos: (14) 3407-8000 ramal 8035 ou WhatsApp (14) 99669-9603

 

Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO)

Contato: (14) 3407-8000 e-Mail: neaco@faef.br

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435
e-Mail: vestibular@faef.br

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme