Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 27/10/2021

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA NAS PRÁTICAS DO CUIDADO

      A enfermagem é uma profissão interdisciplinar a qual o foco de atuação é a promoção, recuperação de saúde dos indivíduos, bem como a prevenção a doenças. O enfermeiro pode atuar em diversas áreas: instituições de internação hospitalar, atendimento domiciliar, atendimento de urgência, instituições de ensino em saúde.

      Em toda área de atuação o enfermeiro deve estar engajado no cuidado qualificado para com o paciente, sendo solidário, sabendo ouvir e identificar as necessidades de saúde oferecendo-lhe apoio em suas carências de saúde.

     Neste sentido, para uma organização e planejamento da forma de cuidar, o enfermeiro utiliza-se da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma metodologia de trabalho para a prática assistencial a qual propicia a aplicação dos seus conhecimentos técnicos e científicos favorecendo um cuidado qualificado.

      Para a implementação da SAE o enfermeiro realiza a Consulta de Enfermagem, por meio da qual são identificados problemas de saúde-doença do paciente, permitindo-o a prescrever e implementar ações que contribuam à promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do mesmo.

      Durante a consulta o enfermeiro utiliza-se do método chamado processo de enfermagem, este instiga o enfermeiro pensar sobre o cuidado ao paciente de forma organizada e sistemática. O processo de enfermagem percorre cinco etapas inter-relacionadas: Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.

      Na investigação o enfermeiro aplica seu conhecimento técnico científico de coleta de dados através da anamnese e exame físico. Em seguida, realiza uma análise crítica, alinhando aspectos sobre a saúde e segurança do paciente com fatores de risco relacionado, traçando um diagnóstico de enfermagem para ele. A partir do diagnóstico elenca as prioridades e determina as ações que possam atender as necessidades identificadas colocando o planejamento em ação. Finalmente, avalia se as intervenções propostas contemplaram as necessidades levantadas e realinha o planejamento para outras necessidades.

      Para atuação profissional qualificada é essencial o enfermeiro saber reconhecer as alterações no exame físico e correlacionar com os problemas de saúde potenciais ou reais do paciente. A avaliação detalhada influencia na qualidade de sua intervenção e consequentemente, na recuperação de saúde e bem-estar do paciente.

      Na FAEF o graduando recebe toda a orientação teórica sobre a sistematização de enfermagem concomitante com aulas em laboratório de enfermagem, as quais permitem a correlação teórico-prática necessárias para desempenho da profissão com eficácia. Aproxima o graduando às experiencias práticas incentivando-o a desenvolver proatividade e humanização da assistência de enfermagem.

      O compromisso dos Docentes de Enfermagem na FAEF é preparar o discente para um mercado de trabalho competitivo e exigente, o qual necessita de enfermeiros críticos capazes de tomada de decisão assertiva garantindo ao paciente segurança e participação no seu processo de recuperação/ manutenção de saúde.

 

Profª Esp. Mary Angela de Oliveira Ramos

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme