Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 17/08/2021

CEMAS FAEF: VALORIZAÇÃO, ENSINO E PROTEÇÃO DA FAUNA

A fauna compõe-se por um conjunto de animais de um determinado local, no Brasil a mesma pode ser classificada de duas formas em relação a sua origem: silvestre, que são os animais cuja distribuição natural é o território brasileiro (exemplo: Jabutis, Arara-canindé, Sagui e Jiboia), e exóticos, que são os com distribuição natural em outros territórios (exemplo: Emu, Búfalo, Avestruz e Pavão). Esses animais também podem ser chamados de selvagens, ou seja, animais que remetem à selva, aos ambientes naturais. 

 

O manejo e medicina dos animais selvagens está em plena expansão, pois as práticas de proteção de espécies ameaçadas, a criação destes animais como pets e a  busca da amenização dos impactos de origem antrópica nas populações em vida livre tem demandado de profissionais especializados para atuar com neste segmento tão importante. 

 

Considerando esse aspecto e associado a consciência ambiental voltada para a proteção dos animais, a Faculdade FAEF, através dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, instituiu em 2019 o Centro de Estudos e Manejo de Animais Selvagens – CEMAS, com sede  na Estância FAEF, tem como objetivo reunir exemplares da fauna silvestre e exótica, a fim de desenvolver estudos, aulas práticas da graduação e pós-graduação, educação ambiental para a instituição e comunidade, oferecer estágios e conservar as espécies.

 

O CEMAS é coordenado pelo Prof. Mestre Augusto Gabriel, Engenheiro Florestal especialista na área de manejo de fauna, e conta com uma equipe de professores, alunos, estagiários e técnicos para garantir o bem-estar dos animais, o desenvolvimento de parcerias, realização das atividades do grupo de estudos e crescimento do setor. 

 

Atualmente estão sob os cuidados da equipe do CEMAS animais silvestres e exóticos devidamente legalizados, sendo alguns adquiridos de criadouros e outros de destinação da Polícia Ambiental. Os animais são mantidos em recintos construídos seguindo as recomendações do IBAMA e recebem alimentação adequada, práticas de enriquecimento ambiental e atendimento veterinário, garantindo assim o bem-estar deles. 
        No CEMAS são mantidos exemplares das espécies: Arara-canindé, Arara-tricolor, Coruja-suindara, Jabuti, Jiboia-arco-íris-da-caatinga, Emu, Avestruz, Porquinho-da-índia, Coelho-anão, Gavião-carijó, Papagaio-verdadeiro, Pato-negro, Sagui-do-tufo-preto e Galinha-d’angola-branca. 
        O CEMAS é a concretização do respeito que a FAEF tem pela natureza e pelos animais, ainda através dessa iniciativa são desenvolvidas medidas de conservação, favorecendo proteção da fauna e a aprendizagem dos futuros profissionais que atuarão com o manejo e medicina de animais selvagens. 
 

 

Por
Prof. Mestre Augusto Gabriel
Vice-diretor da FAEF
Engenheiro Florestal Especialista em Manejo de Fauna

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme