Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 19/01/2021

ENGENHARIA FLORESTAL E A GESTÃO AMBIENTAL

O planeta vem enfrentando vários problemas relacionados ao meio ambiente e nesse aspecto profissionais que sejam capazes de solucionar ou amenizar os problemas ambientais são necessários para atuarem no mercado de trabalho. Os profissionais de Engenharia Florestal se destacam na área de gestão ambiental e desempenham com êxito as atividades necessárias para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. 
Entende-se como meio ambiente o conjunto de elementos bióticos e abióticos, de origem natural e antrópica, e estes são influenciados por ações que favorecem ou prejudicam a estabilidade dos mesmos. Com isso, quando impactos negativos são gerados o meio ambiente é comprometido e os elementos são prejudicados em maior ou menor escala. Mas quando esses elementos são prejudicados, novos problemas podem surgir, por isso é importante que os impactos negativos sejam identificados, corrigidos ou controlados.  Um exemplo que podemos citar é o desmatamento. A retirada ilegal de árvores de uma floresta, sem análise e seleção correta, compromete o solo, o ciclo hidrológico, pode levar animais a extinção e comprometer os povos da floresta.
A área responsável pela avaliação e manejo dos recursos naturais é chamada gestão ambiental e nessa área os profissionais de Engenharia Florestal podem atuar com certificação, licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, análises de água, compensação de carbono, produção de composto orgânico, entre outras. 
Nessa reportagem vamos destacar a área de gerenciamento de resíduos sólidos. A Lei nº 12305/10 institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e foi um avanço para a busca da solução dos problemas relacionados com o “lixo”. Diariamente cada ser humano produz em media 1 kg de “lixo” por dia, sendo este composto por materiais que se devidamente separados e destinados são chamados de resíduos. 
Alguns dos resíduos que podemos citar são:
- recicláveis: aqueles que se devidamente coletados e separados podem ser enviados para indústrias que promovem a reciclagem. Exemplo: papel, papelão, latas de alumínio, garrafa pet, entre outros;
- orgânicos: aqueles que se devidamente coletados e separados podem ser enviados para composteiras, resultando em um composto orgânico. Exemplo: cascas de frutas, folhas secas, esterco, entre outros;
- rejeitos: aqueles que não pode ser reaproveitados, o verdadeiro “lixo”, que é encaminhado para o aterro sanitário. Exemplo: fralda, papel higiênico, chiclete, entre outros. 
Se repararmos nos resíduos que produzimos diariamente, observamos que a maior quantidade é de resíduos recicláveis e por isso é tão importante que a coleta seletiva seja desenvolvida. Esse mesmo fato é observado em indústrias, que são grandes geradoras de resíduos. Nesse ambiente, o Engenheiro Florestal pode atuar com o gerenciamento dos resíduos produzidos, capacitando os funcionários para promover a coleta seletiva e destinando corretamente os resíduos produzidos. Vale destacar que uma empresa que se preocupa com os resíduos produzidos, além de fazer seu papel do ponto de vista de consciência ambiental, pode ter receber o selo da certificação, que valoriza o seu produto, agrega valor e favorece a exportação. 
Uma importante etapa do gerenciamento de resíduos é a educação ambiental, pois ela que vai promover a conscientização, e os Engenheiros Florestais tem total afinidade no desenvolvimento de palestras, campanhas e demais atividades visando a educação voltada para o meio ambiente. 
Um dos nossos ex-alunos que atua nessa área é o Engenheiro Florestal Cauê Henrique Pelegrineli, prestador de assistência técnica na cidade de Garça-SP para a ONG Recicleiros. “Desde o início da graduação eu fui monitor e estagiário do Núcleo de Educação Ambiental da FAEF e pude vivenciar a minha profissão. Ao longo da faculdade pude conhecer mais detalhes da área de gestão ambiental e tive grande afinidade para atuar nesse segmento. Eu sendo Engenheiro Florestal me sinto realizado em poder aplicar os conhecimentos que tive na graduação para ajudar a lidar com a problemática dos resíduos e ter sido monitor ambiental foi um grande diferencial para minha formação.”

 

Na FAEF os alunos de Engenharia Florestal aprendem na prática a gestão ambiental através das atividades desenvolvidas no Núcleo de Educação Ambiental, que é um verdadeiro laboratório voltado para educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e demais ações de proteção do meio ambiente. E com isso, se tornam profissionais aptos para desempenhar essa importante área de atuação que visa a qualidade de vida no planeta Terra.
 
Dica de leitura: Política Nacional dos Resíduos Sólidos: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636
 
Por
Professor Mestre Augusto Gabriel Claro de Melo
Vice-diretor da FAEF
Coordenador de Engenharia Florestal e do Núcleo de Educação Ambiental

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme