Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 22/12/2020

CONTRIBUIÇÕES DA ANATOMIA HUMANA PARA OS ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

A Anatomia Humana é a base de conhecimento para todos os estudantes das Ciências da Saúde (Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Educação Física) e acompanha o aluno universitário desde o primeiro ano até a plenitude da sua formação acadêmica, inclusive no desempenho de suas atividades laborais. A cada disciplina dos cursos que compõem as Ciências da Saúde compete uma particularidade, uma exclusividade da formação acadêmica. É importante perceber a relevância dessa disciplina para o estudante, pois desde o primeiro ano ele poderá observar as interligações e correlações intrínsecas com as outras disciplinas – Fisiologia Humana, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Genética, Microbiologia, Parasitologia, Fisiopatologia, Imunologia, Patologia, entre outras.

O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional. Assim, não há como um enfermeiro atuar nessa profissão se não tiver pleno domínio dos conhecimentos relativos ao corpo.

Alguns autores consideram a Anatomia Humana como o alicerce de todas as disciplinas clínicas. É, portanto, uma disciplina instrumental e indispensável. Uma disciplina instrumental significa o que será usado, um instrumento, uma ferramenta, uma atividade intelectual eficaz. Logo, conhecê-la bem é uma necessidade intrínseca ao profissional de enfermagem.

Assim, ao nos referirmos à Anatomia Humana, referimo-nos à vida, pois o seu conhecimento tem o propósito de gerar cuidado a quem está com vida. Seu estudo leva a refletir sobre as mais variadas formas de estar a favor do outro, do cuidar em enfermagem, e esse cuidar do outro deve ser desenvolvido em todos os momentos. O acadêmico, por meio de uma análise crítica e consciente de sua organização corporal, entende questões acerca das situações humanas a serem encaradas.

Os conhecimentos proporcionados pela Anatomia Humana contribuem para a execução da grande maioria dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, que, segundo os entrevistados, vão desde anamnese, exame físico e banho de leito até a identificação de uma musculatura para aplicação de vacina.

 

Rev. bras. educ. med. vol.39 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2015

https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00732014

 

Prof. Esp. Enf. Jonas Pedro Barbosa

Disciplina: Anatomia Humana II

Curso: Bacharelado em Enfermagem

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme