Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 18/08/2020

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA FORMA ESCOLAR E A PEDAGOGIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS

RESUMO:

Com objetivo de contribuir para as reflexões sobre a teoria da forma escolar, são enunciados, neste artigo, aspectos relacionados à gênese e à configuração sócio-histórica da forma escolar, a partir do século XVI, contexto em que se discorrem os diferentes momentos de constituição da história da forma escolar e da pedagogização das relações sociais. Enfocamse os processos de ressurgimento da preocupação educativa no Ocidente, por meio das escolas urbanas, das Petites écoles, e os modelos educativos do ensino simultâneo, do ensino mútuo e das escolas da Terceira República. Por fim, expressam-se os dilemas atuais da forma escolar alusivos à constituição de saberes escriturais formalizados, objetivados, delimitados e codificados, os quais questionam sua legitimidade e hegemonia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Forma escolar. História da educação. Relação pedagógica. Sistematização do ensino. 

Clique aqui para ver o artigo inteiro

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme