Investir em um plantio movimenta consideráveis quantidades de dinheiro, o que o produtor mais deseja é ter segurança em seu investimento. O tratamento de sementes é um aliado do produtor, o que pode garantir a segurança das plantas contra pragas e fungos, uma tarefa necessária em todas as fases da cultura. Desde o plantio, começando pelas sementes, até a fase da colheita, todo o cuidado é pouco.
O tratamento de sementes é um trabalho preventivo que pode evitar a ação de pragas e doenças e proporcionar melhor estabelecimento do estande da lavoura, permitindo a semente atinge seu máximo potencial produtivo e promove maior rendimento da lavoura.
Sendo assim, sementes que poderiam ser ameaçadas por doenças, pragas ou até interferências climáticas, conseguem crescer mais fortes, com germinação mais uniforme e com melhor enraizamento. Tudo isso é revertido em produtividade.
Há diversos recursos disponíveis no mercado para proteger as plantas durante as primeiras fases de desenvolvimento, e o tratamento de sementes industrial é um deles. Esta técnica utiliza os melhores lotes de sementes, aqueles com os maiores índices de germinação e vigor, para receber tratamento especializado;
O tratamento industrial de sementes (TIS) faz parte das etapas do beneficiamento das sementes em diversas empresas. É um processo que consiste em aplicações automatizadas por meio de equipamentos de alta tecnologia.
Outra forma de tratamento de sementes é o “on-farm”, defendido por muitos produtores com o argumento do custo, mas infelizmente a desvantagem desse método é clara quando observado a que a distribuição do produto não é uniforme, como vemos na imagem abaixo. Segundo estudos acadêmicos, a semente tratada de forma homogênea e individualizada pode resultar em um aumento de 3 a 5 sacas quando comparado àquela tratada na fazenda.
Fonte: Portal Syngenta.
Basicamente, o tratamento de sementes é feito com fungicidas e inseticidas. Mas, além desses, outros produtos podem ser utilizados. São exemplos:
Entre as inovações que proporcionaram um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes industrial (TSI) é uma estratégia crucial. Frente à ameaça de pragas e doenças, essa ferramenta protege a planta nos estágios iniciais de desenvolvimento, momento crítico em que a cultura se encontra mais vulnerável às doenças e pragas que podem comprometer seu crescimento.
Profª Me Jéssica Fernanda Giroti
Coordenadora do Curso de Agronomia na FAEF
Engenheira Agrônoma pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
Mestre em Mecanização Agrícola pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – FCA/BOTUCATU.