Você está visualizando a versão antiga do nosso site, acesse agora mesmo a nova versão clicando aqui
(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001

Postado em 22/03/2019

Tuberculose: Sintomas, Tratamentos e Causas.

O que é Tuberculose?

tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema genitourinário. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré história e é muito presente no Brasil.

Causas

A tuberculose sempre é causada pela infecção da micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa. A presença de desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são fatores de risco para que a micobactéria se multiplique e desenvolva a infecção.

 

Sintomas de Tuberculose

Os sintomas são variáveis, dependendo da imunidade de cada pessoa. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose enquanto outros apresentam sintomas exuberantes. Os sinais e sintomas mais frequentes são:

Os casos graves de tuberculose apresentam:

Tratamento de Tuberculose

O tratamento da tuberculose é baseado no uso de antibióticos. O tempo é variável, por no mínimo, seis meses, e tomada dos comprimidos diariamente. Não pode haver abandono nem desistência do tratamento antes do término, pelo risco de resistência bacteriana. O uso de medicamentos inalatórios e ajuste da alimentação são complementos importantes para melhora da qualidade de vida nesse período.

)

Além disso, deve haver pesquisa da infecção nos familiares e pessoas que convivem com quem desenvolveu a doença. Pode ser necessário um tratamento específico para se evitar o desenvolvimento e propagação da doença.

A tuberculose, mesmo quando adequadamente tratada, pode retornar caso ocorra queda na imunidade em algum momento da vida.

Medicamentos para Tuberculose

Os medicamentos mais para o tratamento de tuberculose são:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Prevenção

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Referências

Ministério da Saúde

Revisado por Franco Martins

Pneumologia - CRM 138476/SP

Por Redação

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme